Conhecimentos e Atitudes dos Cuidadores acerca da Exposição Solar em Idade Pediátrica.

Authors

  • Joana Matos Leite Hospital Pedro Hispano

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2014.2673

Abstract

Introdução: A exposição solar excessiva em crianças, grupo etário particularmente vulnerável, pode contribuir para o aparecimento de cancro de pele em adulto. Este estudo pretendeu caracterizar os conhecimentos e atitudes dos seus cuidadores acerca da exposição solar.

Material e Métodos: Realizamos um estudo observacional, analítico e transversal, de Julho a Outubro de 2012, numa Unidade de Saúde Familiar, baseado num questionário dirigido aos cuidadores das crianças frequentadoras da Consulta de Saúde Infantil. Analisamos os dados com o programa SPSS®.

Resultados: Obtivemos 104 questionários, sendo a idade média dos cuidadores de 36 anos. A maioria destes sabe que a exposição solar não é nociva apenas no verão e na praia, cerca de 30% acredita que o sol só é nocivo para a pele e 35% identifica o período de exposição solar mais nociva das 11 às 16 horas. Na praia 95.2% dos cuidadores aplica sempre protetor solar e apenas 28% noutras atividades exteriores. Constatamos que 88.8% dos cuidadores que responderam não ser suficiente aplicar protetor uma vez por dia repetem-no; 33.7% dos que apontaram o atingimento ocular solar não usa óculos; e 47.5% dos que sabem que se deve usar protetor nas atividades exteriores não o aplica sistematicamente.

Discussão/Conclusão: A maioria dos cuidadores demonstra conhecimentos, mas nem sempre os aplicam à prática. Salienta-se que só cerca de 35% saibam o horário de exposição solar mais nociva, o que pode levar ao aumento do risco de queimaduras solares e subsequentemente de melanoma. Consideramos fundamental fomentar hábitos de fotoproteção adequados na infância e otimizar os conhecimentos dos pais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-05-13

Issue

Section

Original articles