Internamento por artrite séptica em idade pediátrica: casuística e reflexões

Authors

  • Sofia Águeda Centro Hospitalar São João
  • Andreia Lopes Centro Hospitalar São João
  • Gilberto Costa Centro Hospitalar São João

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2013.208

Abstract

Introdução: A artrite séptica é causada por infecção bacteriana a nível articular, sendo uma doença que, embora rara, acarreta elevada morbilidade.

Métodos: Realizou-se um estudo casuístico dos casos de artrite séptica em crianças internadas no serviço de Ortopedia Infantil de um hospital terciário entre 1 de Janeiro de 2001 e 31 de Dezembro de 2010. Colheram-se dados referentes à apresentação clínica, comorbilidades, agentes envolvidos, alterações laboratoriais, terapêutica instituída e prognóstico.

Resultados: Foi diagnosticada artrite séptica em 83 doentes. A média de idades foi 4.82±3.53 anos, com predomínio do sexo masculino (66.3%). Em todos a infecção foi monoarticular, sendo mais frequente ao nível da anca (41%) e joelho (34.9%). Foi efectuada artrotomia em 78.9%. Em 15.7% existia comorbilidade associada, sendo 46.2% destes correspondentes a traumatismo prévio. O Staphylococcus aureus foi o agente mais frequentemente identificado, sobretudo no líquido sinovial. Laboratorialamente os doentes apresentaram valores médios à admissão de proteína C reactiva (PCR) 75.8 mg/L e velocidade de sedimentação (VS) 69.1 mm/1a h; PCR 12.1 mg/L e VS 46.5 mm/1a h à data de alta. A antibioterapia usada foi diversa, com duração média de terapêutica endovenosa de 12.4±7.6 dias. Foram reportadas catorze complicações, sendo que em duas foi necessária re-intervenção cirúrgica.

Discussão: A morbilidade encontrada nesta série de artrite séptica foi semelhante à de outros estudos. Parece importante a uniformização terapêutica dos doentes internados com este diagnóstico, de acordo com a sua faixa etária.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sofia Águeda, Centro Hospitalar São João

Serviço de Pediatria Médica - UAG-MC

Andreia Lopes, Centro Hospitalar São João

Serviço de Pediatria Médica - UAG-MC

Gilberto Costa, Centro Hospitalar São João

Serviço de Ortopedia Infantil

Published

2013-09-18

Issue

Section

Séries de casos

Most read articles by the same author(s)