Jaime Mateo Benito Salazar de Sousa (1934 - 2012)

Authors

  • Paulo de Magalhães Ramalho

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2012.1268

Abstract

Evocar uma memória é de algum modo, perder um pouco daquilo que se tenta recordar.

Por isso me é difícil falar do Prof. Salazar de Sousa já que ao longo de quatro décadas com ele trabalhei partilhando, com ele discuti aprendendo, com ele reflecti concordando ou discordando e com ele participei também na construção do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria e da sua Unidade de Gastrenterologia Pediátrica.

Com ele estão portanto, algumas das minhas principais referências.

Marcado desde muito cedo por uma sucessão familiar relevante na pediatria portuguesa, ele acabaria por ocupar o seu lugar não pela força dessa tradição dinástica mas pelas suas características pessoais e, sobretudo, por uma postura científica que seria reconhecida a nível nacional e internacional.

De facto, nele impressionava a clareza de um raciocínio clínico que decorria naturalmente de conhecimentos científicos muito amplos e extremamente sólidos, frequentemente apoiados por trabalhos de investigação pessoal não poucas vezes pioneiros.

Pouco depois do 25 de Abril e na sequência do processo de departamentação do Serviço, participou na criação da Unidade de Gastroenterologia de que foi o primeiro coordenador. Datam dessa altura o primeiro Curso de Gastrenterologia Pediátrica organizado no nosso país e, pouco depois, o Curso de Nutrição Pediátrica onde o empenhamento do Aires da Silva viria a ser também, fundamental.

Com o mesmo entusiasmo lançou a ideia de uma primeira Reunião de Gastrenterologia Pediátrica congregando todos aqueles que um pouco por todo o país, começavam a consolidar aquilo que viriam a ser os diversos centros hoje existentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

In Memoriam