Hepatite B em Adolescente com IgM anti-HBc Positivo: Reativação de Infeção Crónica ou Falência Vacinal?
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2017.11967Keywords:
Adolescente, Anticorpos Anti-Hepatite B, Hepatite B/prevenção & controlo, Hepatite B Crónica, Imuglobulina M/análise, Vacinas contra Hepatite B, Vírus da Hepatite BAbstract
A infeção pelo vírus da hepatite B está associada a importante morbilidade e mortalidade, representando um problema de saúde pública mundial. Os autores apresentam o caso clínico de uma adolescente com o esquema vacinal completo aos 11 anos, que apresentou astenia, anorexia e tonturas, aumento das transaminases e serologia compatível com hepatite B replicativa.
A presença de imunoglobulina M anti-HBc, marcador de infeção aguda por excelência, levantou a possibilidade de se tratar de um caso de hepatite B aguda por falência vacinal. No entanto, a mãe apresentava imunoglobulina G anti-HBc positivo, sugerindo uma possível transmissão vertical, não podendo excluir-se uma reativação que se apresenta como uma hepatite B aguda. Este caso representou um desafio, pois a presença de imunoglobulina M anti-HBc nem sempre permite a distinção entre infeção aguda e crónica, o que é relevante uma vez que tem implicações no prognóstico e seguimento do doente.