Avaliação da Sensibilidade à Hipoglicemia Numa População Pediátrica com Diabetes Mellitus Tipo 1

Authors

  • Sílvia Neto Centro Hospitalar de Leiria
  • Carolina Faria
  • Virgínia Machado
  • Carla Pereira
  • Brígida Robalo
  • Lurdes Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2017.11661

Keywords:

Consciência, Criança, Diabetes Mellitus Tipo 1, Hipoglicemia/complicações, Inquéritos e Questionários

Abstract

Introdução: A diminuição da sensibilidade à hipoglicemia em doentes com diabetes mellitus tipo 1 compromete a identificação precoce e o tratamento atempado da hipoglicemia, levando ao aumento do risco de ocorrência de eventos graves. A sua prevalência é desconhecida em idade pediátrica. Avaliou-se o estado de sensibilidade à hipoglicemia num grupo de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 em seguimento numa unidade de endocrinologia pediátrica.

Métodos: Estudo transversal descritivo analítico. Inclusão de conveniência de doentes com diabetes mellitus tipo 1 há pelo menos seis meses e com idades entre os 6 e os 18 anos. Aplicação de um questionário validado para idade pediátrica.

Resultados: Os questionários foram completados por 60 doentes com uma idade média de 13,2 anos. A diminuição da sensibilidade à hipoglicemia foi verificada em 83,3%. Os doentes com diabetes mellitus tipo 1 tiveram um início da doença numa idade mais precoce (p < 0,05), maior duração de doença (p < 0,05) e médias de hemoglobina glicosilada mais baixas nas duas consultas prévias (p < 0,05). Registaram-se 21 episódios de hipoglicemia grave / severa que foram mais frequentes no grupo com diabetes mellitus tipo 1, embora sem diferença estatisticamente significativa. Não foram encontradas diferenças da sensibilidade à hipoglicemia entre os doentes com administração contínua e aqueles com esquema de múltiplas administrações de insulina.

Discussão: A percentagem de doentes com diminuição da sensibilidade à hipoglicémia foi superior ao descrito na literatura. A aplicação deste questionário permitiu a identificação dos doentes em risco. Apesar das novas modalidades terapêuticas, da intensificação dos regimes de insulina e da formação proporcionada aos doentes, há ainda um importante caminho a percorrer na prevenção da hipoglicemia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sílvia Neto, Centro Hospitalar de Leiria

Serviço de Pediatria

Published

2017-10-02

Issue

Section

Original articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>