Relação entre medidas antropométricas em adolescentes e fatores de risco cardiometabólicos em adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.25754/pjp.2012.1134Abstract
OBJETIVO:
Investigar se o índice de massa corporal e a circunferência abdominal na adolescência seriam eficazes na previsão de fatores de risco cardiovasculares em população de adultos jovens.
MÉTODOS:
Estudo de coorte envolvendo 159 adultos jovens de ascendência italiana. Em 1999 e 2006, adolescentes e adultos jovens foram submetidos a um exame médico padronizado, incluindo dados antropométricos e perfil metabólico. As medidas antropométricas foram associadas à obesidade de acordo com índice de massa corporal, circunferência abdominal e índice cintura-altura para verificar possíveis semelhanças e diferenças entre estes indicadores. Pressão arterial, triglicerídios, colesterol e glicose de jejum foram obtidos em todos os participantes.
RESULTADOS:
Houve fortes correlações entre índices de massa corporal inicial e final e entre medidas de circunferência abdominal inicial e final e correlação menos significativa entre índices de cintura-altura inicial e final. Analisando-se o índice de massa corporal dos adolescentes, observou-se que os obesos, posteriormente, como jovens adultos, tiveram elevações significativas de índice de massa corporal, da circunferência abdominal e do índice cintura-altura (p< 0,0001). Os adolescentes categorizados como obesos pela sua circunferência abdominal, mais tarde, como adultos jovens, mostraram aumento significativo de altura, peso, índice de massa corporal, índice cintura-altura, pressão arterial diastólica e sistólica e diminuição de colesterol HDL. O aumento no índice cintura-altura dos adolescentes foi preditivo da elevação de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, índice cintura-altura, glicose e triglicerídeos quando adultos jovens.
CONCLUSÕES:
As medidas antropométricas realizadas em adolescentes, incluindo índice de massa corporal, circunferência abdominal e índice cintura-altura, quando consideradas em conjunto, são preditoras de fatores de risco cardiovasculares e metabólicos na vida adulta.
Abreviaturas: HDLc= colesterol de lipoproteína de alta densidade.
Descritores: índice de massa corporal, índice cintura-altura, fatores de risco cardiovascular, obesidade, prevenção primária.