Programa de vigilância em Saúde Infantil e Juvenil. Revisão 2012

Authors

  • Leonor Sassetti

DOI:

https://doi.org/10.25754/pjp.2012.1092

Abstract

A Direcção Geral da Saúde tem por missão regulamentar, orientar e coordenar as atividades de promoção da saúde e prevenção da doença1. Fá-lo através da emissão de normas e orientações e ainda pelo desenvolvimento de programas que têm como finalidade a melhoria da prestação de cuidados em áreas relevantes da saúde.

É o caso do PROGRAMA DE SAÚDE INFANTIL E JUVENIL, que inclui as atividades realizadas no âmbito das consultas de vigilância de saúde, onde quer que estas tenham lugar; não é demais lembrar que a finalidade última é sempre a promoção da saúde e prevenção da doença, não apenas na ótica da deteção precoce de alterações que comprometam a saúde, mas também na perspetiva de poder mudar a trajetória da vida das crianças afetadas por circunstâncias adversas (médicas, sociais, económicas, saúde mental).

O programa português – do qual nos devemos orgulhar – teve origem no Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, publicado em 1992, pela Direcção-Geral dos Cuidados de Saúde Primários, sob a orientação da Dra. Celsa Afonso de Carvalho e do Dr. Mário Cordeiro2; foi alvo de revisões em 20023 e 20054. Durante o ano de 2012 será publicada uma atualização, passando a designar-se por Programa de Vigilância em Saúde Infantil e Juvenil

Downloads

Download data is not yet available.

Issue

Section

Informação